Insatisfação marca o aniversário de 463 anos de Salvador

A cidade está abandonada. Esta é a sensação de quem mora ou visita Salvador, que completa 463 anos nesta quinta-feira (29/3) vivendo um dos momentos mais tristes de sua história. A gestão do prefeito João Henrique Carneiro (PP) é uma das piores que a cidade já teve, sendo criticada por toda a população. Por isso, o dia será marcado por uma série de protestos, como o realizado pela seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na manhã de hoje, na Praça da Piedade.

A manifestação teve bolo e pipoca, que foram distribuídos à população após o tradicional ‘parabéns pra você’, que foi cantado por todos que ocupavam uma das praças mais movimentadas da cidade. “O dia de hoje é muito importante, é um marco na vida da população de Salvador. Na nossa compreensão, o exercício da democracia permite que a juventude e os trabalhadores venham às ruas cobrar um projeto de desenvolvimento para a cidade, já que Salvador é o retrato do descaso administrativo. A gestão pública não tem assumido o compromisso com a maioria da população. Portanto, revela que o prefeito fez um acordo com os grandes grupos empresariais, fazendo com que a cidade fosse loteada e entregue aos interesses dos grandes grupos econômicos”, argumentou o presidente da CTB-Bahia, Adilson Araújo.

O protesto contou com a participação de representantes de diversos sindicatos e também do PCdoB. “Gostaria de elogiar a ação da CTB, que todos os anos realiza este protesto aqui na Piedade. É um protesto justo e alegre. Salvador é um cidade que tem seus encantos naturais e belezas, seu povo é alegre e dinâmico, mas a cidade está abandonada e vive atolada em problemas. Nós vivemos um verdadeiro caos, sem mobilidade urbana, com lixo nas ruas, muita pobreza e muita violência. Então, ao mesmo tempo em que comemoramos o aniversário da cidade, temos também que denunciar estas mazelas. As sucessivas gestões que por aqui passaram, as carlistas especialmente, e agora a de João Henrique deixaram a cidade ainda mais abandonada”, disse o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

“Nós do PCdoB achamos que Salvador tem jeito. A cidade precisa de um novo modelo de gestão, de desenvolvimento. Nós acreditamos que é possível tirar a cidade do caos e para isso, nós estamos apresentando a deputada Alice Portugal com pré- candidata a prefeita de Salvador. Uma pré-candidata que tem competência, capacidade e coragem para, junto com os setores organizados da cidade, encontrar as formas e os caminhos para construir uma cidade mais humana e melhor para a população exercer sua cidadania”, acrescentou o dirigente comunista.

A juventude também deu seu recado com um protesto pelas ruas do Centro da cidade. “Estamos fazendo uma jornada de lutas por uma educação pública e de qualidade, mas também viemos reforçar a luta da sociedade baiana no movimento ‘Fora João’. Estamos, inclusive, fazendo um abaixo assinado para pedir à Câmara Municipal a rejeição das contas de João Henrique. O prefeito não pode deixar de investir em educação e saúde e ficar impune”, ressaltou o diretor de Comunicação da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), Quelper Reis.

De Salvador,
Eliane Costa.