Bancários do BNB paralisam atividades em agência de Fortaleza

O Sindicato dos Bancários realizou nesta quinta-feira, 29/3, o terceiro ato de paralisação parcial por mais respeito ao funcionalismo. Após fechar por uma hora as agências do Centro e do Montese, foi a vez da agência da Aldeota, na avenida Santos Dumont, retardar o atendimento por uma hora.

Embalados pela música “Onde Está o Dinheiro?”, da cantora Gal Costa, os trabalhadores protestaram contra a terceirização, contra o tráfico de influência e contra o não pagamento da segunda parcela da PLR.

No primeiro semestre de 2011, o Banco lucrou R$ 300 milhões. Para o segundo semestre, a expectativa era que esse valor duplicasse, mas a surpresa foi o lucro vergonhoso de R$ 14 milhões – uma redução drástica e que despertou questionamentos.

O Banco enviou às entidades representativas dos funcionários uma nova proposta para o pagamento da segunda parcela da PLR. Nessa nova proposta, o pagamento do benefício estaria agendado para o próximo dia 23/4, propondo que fosse considerado, como adicional ao percentual de provisão realizada, mais 2% do lucro líquido acordado em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Segundo o funcionário do BNB e diretor de Sindicato, Tomaz de Aquino, até o momento não há qualquer posicionamento do DEST sobre a PLR. Ele declarou que os funcionários precisam estar todos coesos. Ele também avisou que semana que vem novas paralisações vão ocorrer até o dia 4/4, quando poderá ser deflagrada paralisação total.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará