Operários param obras de Belo Monte

Operários que trabalham na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte iniciaram na última quarta-feira (28) uma paralisação. Segundo o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras, o movimento foi iniciado na manhã de quarta-feira, no sítio Pimental, uma das cinco frentes de obras do projeto, e ontem atingiu o sítio Belo Monte.

Cerca de 3 mil trabalhadores, ou 47% da força de trabalho que atualmente atua na construção, estão alocados nesses dois canteiros. O sítio Canal e Diques e as unidades “Infraestrutura” e “Portos e Acessos” seguem em operação, segundo o consórcio.

O CCBM informou que ainda aguarda a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Procurado, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Pará (Sintrapav) confirmou a mobilização, mas nenhum dirigente da entidade estava disponível para comentar sobre o movimento ou revelar quais são as reivindicações.

Manifestantes querem parar canteiros
Hoje, os manifestantes deverão fazer novo bloqueio na Transamazônica para impedir a entrada de ônibus nos canteiros de obras que funcionaram ontem. Também está prevista para hoje, a entrega da pauta de reivindicações do sindicato.

Um dos itens é a melhoria nas condições de segurança nas frentes de trabalho. Na última quarta-feira, o operador Francisco Orlando Rodrigues Lopes morreu em um dos canteiros da empresa, esmagado por uma tora de madeira. Outra reivindicação seria a melhoria da alimentação servida aos operários, a instalação de uma enfermaria para emergências, além de avanços na questão salarial, jornada de trabalho e na liberação para visitar a família, que atualmente só é possível de seis em seis meses.

Fonte: (Diário do Pará)