Curitiba comemora os 90 anos do PCdoB

Num clima de muita alegria e descontração o PCdoB de Curitiba comemorou os 90 anos da legenda.

O ato político, seguido de festa promovido pelo Diretório Municipal reuniu na Sociedade 13 de Maio, na última sexta-feira , 30, mais de 200 participantes entre: militantes, amigos e representantes de outros partidos políticos como: o PSC, PV e PT.

Um dos destaques do ato foi a homenagem que o PCdoB da capital realizou aos militantes mais antigos de partido na cidade, alguns com mais de 30 anos dedicados a causa socialista.
Entre eles: o médico José Ferreira Lopes, Zequinha; o jornalista, Luiz Manfredini; o engenheiro , Carlos Bittencourt; o dirigente sindical, Zenir Teixeira e o professor Francisco França, Kico.

Emocionado e não escondendo as lágrimas, o presidente do PCdoB de Curitiba, José Lopes, Zequinha destacou a história de nove décadas da agremiação. Na sua retrospectiva, Zequinha,
lembrou das principais lutas que o PCdoB participou desde a sua fundação em 25 de março em 1922. Em especial, os anos que os comunistas estiveram na linha de frente contra a ditadura militar que se instalou no país em 1964.


 

Zequinha ressaltou ainda, o crescimento e a influência do partido nas últimas eleições em todo o país. Para o dirigente, uma das grandes tarefas partidária de 2012 são as eleições de
outubro. “O PCdoB não será apenas coadjuvante. Vamos lançar candidaturas próprias em pelo menos nove capitais.” Em Curitiba, segundo ele, o partido já fechou para apoiar o deputado federal, Ratinho Junior do PSC que disputara á Prefeitura e trabalha para o lançamento de uma chapa forte para disputar á Câmara de Vereadores.

O deputado federal, Ratinho Junior disse que se sentia honrado em participar das comemorações do partido mais antigo e um dos mais respeitados do país. “Estou feliz em fazer parte desse momento histórico e mais feliz em ter o PCdoB como aliado político
para disputar a prefeitura de Curitiba”. Segundo Ratinho, a aliança entre o PSC e o PCdoB contempla um acordo nacional entre as duas legendas. “Além de Curitiba, o PSC vai apoiar em Porto Alegre a candidaturas da comunista Manuela D’Avila e do senador, Inácio Arruda, em Fortaleza”, finalizou.

Da redação do Vermelho-PR