Caminhada Azul comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Participaram cerca de 500 pessoas, entre crianças e jovens autistas, familiares.

As comemorações pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo tiveram ponto alto com a Caminhada Azul pelo Autismo, realizada no final da tarde, na Avenida Raul Lopes. O evento contou com cerca de 500 participantes, entre crianças e jovens autistas, familiares, representantes das entidades da sociedade civil organizada, e autoridades como o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, e o prefeito Elmano Férrer.

“É um momento de sensibilizar a sociedade como um todo, para que a sociedade possa compreender mais, e ter menos preconceitos”, declarou Hélder Jacobina sobre o significado da data, comemorada internacionalmente. “Que haja mais atitude por parte das pessoas”, receitou o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência. “Que possamos desmistificar muitas questões, não só em nível das famílias, mas também da sociedade, do poder público.”

Hélder Jacobina fez um apelo no sentido de que as pessoas possam investir mais em ações de inclusão social. “Este momento é um, em que as pessoas vestem azul, e vêm aqui demonstrar seu carinho, para que os autistas possam ser conhecidos”, afirmou o secretário. “Que possamos contribuir para que os autistas sejam cada vez mais incluídos”, concluiu Hélder, sobre o objetivo do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Caminhada Azul

A Caminhada Azul pelo Autismo foi iniciada por volta das 17 horas, junto ao balão da Ponte da Primavera, e finalizada uma hora depois, junto à Ponte Mestre Isidoro França, a Ponte Estaiada, iluminada com refletores azuis durante toda a noite. Essas atividades foram promovidas pela Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) do Piauí, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

O prefeito Elmano Férrer destacou que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é parte da vida de todos. “Esta é uma demonstração de solidariedade”, disse o prefeito, sobre a importância da caminhada, um dos eventos programados para a data comemorativa. Elmano Férrer destacou o trabalho realizado pela AMA. “Esta instituição foi quem primeiro levantou a bandeira da importância de a comunidade envolver-se nesta questão relacionada às pessoas com autismo.”

Além do prefeito, participaram autoridades como o secretário das Cidades, Merlong Solano, a vereadora Teresa Brito, secretários municipais e representantes do Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi objeto de comemorações em todo o País. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que existam cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no planeta.