Passo Fundo: PCdoB apresenta prioridades de seu plano de governo

Ao se preparar para as eleições majoritárias de 2012, o PCdoB está pensando no seu Plano de Governo. Uma comissão foi formada para preparar seminários que serão realizados com a comunidade. 

O objetivo é colher opiniões de técnicos e personalidades sobre 6 eixos: Democracia e Participação; Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida; Passo Fundo e suas opções de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico e Preservação Ambiental; Políticas Sociais: Respeitando e contemplando as especificidades, além de Educação e Saúde: Um olhar diferente.

A primeira proposta que o partido apresenta para o seu Plano de Governo é a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O PCdoB quer que o Conselho seja um espaço público não-estatal que tenha o papel de analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e social do município de Passo Fundo. Que seja consultivo do executivo, que intensifique o diálogo e fortaleça a democracia. O espaço deve ter em sua constituição a pluralidade da sociedade passofundense, num ambiente de reflexão, trânsito de ideias, reconhecimento das diferenças na busca dos consensos. O PCdoB propõe que façam parte do Conselho personalidades e entidades como Acisa, CDL, Sinduscon, Sincomércio como UAMPAF, Sindicatos de Trabalhadores, UPF e as demais Instituições de Ensino Superior da cidade.

A ideia se baseia no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social criado pelo governador Tarso Genro em 2011. Tarso mostrou que é possível governar dialogando com a sociedade de forma permanente e integrada. O PCdoB quer trazer esta forma de gestão pública para Passo Fundo por entender que o crescimento econômico pode e deve ser debatido constantemente de forma que todos os setores possam sair beneficiados.

De Passo Fundo,
Wagner Pacheco