Sem categoria

Banco do Sul entra em vigor; governo venezuelano comemora

O convênio para a criação do Banco do Sul entrou em vigor nesta terça-feira (3), como informou o governo venezuelano, um de seus membros fundadores, por meio de um comunicado da chancelaria.

“A América do Sul está gerando as bases para consolidar uma nova arquitetura financeira global”, garantiu a nota. Segundo Caracas, os governos do Paraguai e do Brasil ratificaram recentemente o convênio que cria o Banco do Sul, e nos próximos dias será convocado o primeiro conselho de ministros da instituição financeira para definir os assuntos relativos a sua “instalação e a entrada das operações”.

Leia também:

Representação Brasileira no Mercosul aprova Banco do Sul

Ideias sobre a integração econômica da América do Sul

Os recursos do Banco do sul, que contará com um capital global de 20 milhões de dólares, servirão para promover projetos em setores chave da economia dos sócios da Unasul “como o desenvolvimento tecnológico, a complementação produtiva intra-regional”, indicou a chancelaria venezuelana.

O Banco do Sul terá sua sede principal em Caracas e contará com subsidiárias em Buenos Aires e La Paz. A Unasul é integrada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Com informações do CubaDebate