Sem categoria

Premiação destaca boa relação comercial entre Brasil e Venezuela

A Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil (Fecamvenez) homenageou as 40 empresas brasileiras que mais importaram e exportaram na relação bilateral entre os dois países com a entrega do prêmio Expo/Impo 2012. O ministro-conselheiro para assuntos econômicos da Embaixada da Venezuela no Brasil, Efren Martin, afirmou que o Brasil se converteu em um sócio importante para a Venezuela desde que o ex-presidente Lula assumiu a presidência, em 2003.

“Por trás do sucesso da relação comercial entre os dois países está a relação política entre Lula e Chávez, que agora continua com a presidente Dilma Rousseff”, explicou.

Segundo ele ainda, a Venezuela oferece segurança política – já que apoia e respeita o investimento estrangeiro – e econômica, pois vem mostrando indicadores de crescimento econômico e vantagens competitivas, como, por exemplo, energia a baixo custo”, ressaltou.

A Venezuela é a 4ª maior economia da América Latina e seu Produto Interno Bruto (PIB) atingiu, em 2010, 391.847 milhões de dólares, segundo o Banco Mundial.

O presidente da Fecamvenez, José Francisco Marcondes, elogiou o fortalecimento da relação entre os dois países. “Nesse encontro, os empresários se mostraram muito satisfeitos com o avanço dessa relação e muito ansiosos em ampliá-la”, afirmou.

De acordo com Marcondes, as 20 empresas premiadas que mais importaram da Venezuela representam 80% de tudo que se compra deste país. A principal delas é a Braskem, de produtos petroquímicos. Já as 20 empresas que mais exportam representam 50% do total de vendas, sendo a maior delas a Minerva S.A, do setor alimentício.

Durante o evento, realizado na noite de terça-feira (3), em São Paulo, o governador da Bahia, Jaques Vagner, foi homenageado com o Prêmio General José Ignácio de Abreu e Lima de 2012, pelo trabalho realizado pela integração entre as duas nações.

Com informações da Fecamvenez