Sem categoria

O governo fará tudo para resgatar nossos mineiros, diz ministro

Após desabamento de uma rocha ocorrido no na ultima quinta-feira (5), nove mineiros peruanos continuam presos no interior de uma mina a mais de 200 metros de profundidade.

De acordo com informações da Agência Andes, as equipes de resgate chegaram a apenas dois metros de distância de onde os mineiros estão, no entanto, novos deslizamentos atrasaram os trabalhos.

O presidente do Conselho de Ministros, Oscar Valdés Dancuart, justificou à imprensa que a ocorrência de novos desabamentos têm atrasado a operação de resgate.

Segundo ele, o “governo fará tudo" para resgatar os mineiros. "[Todos] estão em solidariedade com a vida desses concidadãos. Estamos todos juntos para resgatar essas nove vidas", disse ele. "Vamos fazer de tudo para que o [o resgate] seja o mais rápido possível", acrescentou.

Um acampamento improvisado, com a presença dos parentes dos mineiros, foi montado no local. As equipes de resgate ainda não conseguiram levar para a mina as máquinas mais pesadas para ajudar na operação.

Os trabalhadores estão recebendo, através de um tubo, água, alimentos e oxigênio. Nas últimas horas, o oficial de saúde da área de Ica conseguiu contactar um deles, que relatou que a saúde dos nove homens é estável e confiante de que em breve serão resgatados.

Cerca de 80 pessoas, incluindo trabalhadores de resgate, bombeiros, policiais e mineiros envolvidos nos esforços de resgate, que duraram mais que o esperado por causa do colapso incessante parcial na mina.

Segundo a imprensa peruana, a expectativa é que o resgate leve mais três dias. A mina Cabeza de Negro, de cobre e ouro, está localizada a 300 quilômetros ao sul da capital peruana, Lima.

Chile

Em agosto de 2010, o resgate bem-sucedido de 33 trabalhadores, em uma mina no Norte do Chile, chamou a atenção do mundo. Os trabalhadores foram resgatados com vida devido à ajuda de especialistas da Nasa, agência espacial norte-americana, do México e da Argentina, além de chilenos.

Com agências