Sesc realiza Jornada Literária na Chapada do Araripe

O Sesc Pernambuco realizará de 13 a 19 de abril a primeira edição da Jornada Literária Chapada do Araripe. A programação contemplará cinco cidades de Bocodó, Exu, Ouricuri, Trindade e Araripina. O projeto já nasce com proposta de ação sistemática, contando com atividades formativas de estimulo à leitura, uma prioridade para a instituição.

A construção da jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais. Neste primeiro ano, a programação foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, e o encontro deles com os escritores que residem na Chapada, um dos pontos de intensa produção literária do estado.

O objetivo é que estes escritores se encontrem e interajam com seu público leitor. Estão programadas atividades para ajudar o pernambucano a reconhecer o escritor nascido na sua terra, reconhecendo o poeta e o prosador locais como artistas. Foram convidados para fazer parte do projeto autores que estejam na ativa e que tenham Pernambuco como estado natal ou como lugar escolhido para viver.
 
Participam da Jornada os bodocoenses Cida Pedrosa, Cícero Belmar, Lourival Holanda, José Maria Marques e Flávio Leandro; os oricurienses Pedro Américo de Farias, Núria Mallena e Maurício Ferreira; de Exu participa José Mauro Alencar e de Araripina Alexandro Silva, dentre outros. Escritores de outras cidades fora do eixo da Jornada também participam a exemplo de Luzilá Gonçalves, Marcus Accioly, Chico Pedrosa e Lenice Gomes.

Estímulo à Leitura– A jornada receberá o projeto Livraria Itinerante, onde o público poderá adquirir exemplares publicados pelos autores que estarão presentes no evento. Além disso, o Sesc firmou parceria com escolas públicas e privadas para a participação de estudantes no evento.

Em Trindade, o evento é voltado especificamente para o público infantil. Calendário -Bocodó recebe a jornada de 13 a 15, Exu de 15 a 16, Ouricuri e Trindade dia 17 e Araripina encerra as atividades nos dias 18 e 19.

Na programação temos intervenções de rua, apresentação de recital oficinas lúdicas de texto, gravura e brinquedo para crianças. Um dos palcos privilegiados para as atividades da Jornada são as escolas de todas as cidades envolvidas em uma ação chamada: Um escritor na minha escola.

Do Recife,
Elaine Farias, com informações da mídia local.