Sem categoria

Turismo e Esporte alinham ações focadas na Copa e Olimpíadas

Representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do Ministério do Esporte se reuniram, na última quinta-feira (5), para alinhar as estratégias de atuação em ações voltadas para a promoção do Brasil como sede dos grandes eventos esportivos dos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016, no Rio de Janeiro.

O chefe de gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araujo, ressaltou o trabalho realizado pelo instituto desde quando o Brasil foi anunciado sede dos megaeventos. “Todas as nossas iniciativas buscam contribuir para o legado que ficará para as gerações: a imagem do Brasil consolidada como uma nação pronta para ser uma das cinco maiores economias do planeta”, afirmou Araujo.

Segundo ele, de acordo com as diretrizes traçadas pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, o ano de 2012 será para firmar parceria com estados e municípios. O objetivo é atrair turistas, fortalecendo a presença da Marca Brasil, vinculando-a ainda mais à Copa, às Olimpíadas e às Paraolimpíadas. “Na semana passada, estivemos reunidos com secretários de Turismo dos estados que receberão jogos da Copa. Apresentamos a programação da parceria inédita firmada, na qual realizaremos 14 eventos em diferentes países do mundo”, explicou Araujo.

O chefe de gabinete do Ministério do Esporte, Vicente Neto, ressaltou que a pasta está à disposição para continuar trabalhando em conjunto nas ações de promoção do país associadas aos grandes eventos esportivos: “A união de esforços contribuirá para levar a imagem do país a um novo patamar no mercado internacional. Queremos contribuir para isso, a exemplo de iniciativas exitosas já realizadas”.

De acordo com dados da Embratur, a meta de entrada de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo é de 600 mil visitantes, somente no período dos jogos. Para o instituto, é prioridade estimular esses turistas a não somente visitar as cidades-sede, como também conhecer os atrativos turísticos dos arredores e permanecer mais tempo no país. Para o ano de 2014, o total esperado é de 7,2 milhões de visitantes internacionais.

Com relação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, a expectativa é de que 380 mil turistas visitem o país. Ao longo de 2016, são esperados 7,9 milhões de visitantes estrangeiros.

Fonte: Embratur