Estado e União se unem em ações de enfrentamento à seca na Bahia

Diversas medidas para o enfrentamento aos efeitos da seca, que já dura mais de três anos em algumas regiões da Bahia, e para o fortalecimento da agricultura familiar foram anunciadas na manhã desta terça-feira (10/4) pelo governador Jaques Wagner e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, na cidade de Feira de Santana, na Região Metropolitana de Salvador.

Entre as ações, o ministério entregou 53 – de um total de 92 – retroescavadeiras destinadas a 92 cidades baianas, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os equipamentos serão utilizados na recuperação de aguadas, construção de barreiros, aprofundamento de bacias hídricas e apoio na reforma de estradas.

Outra medida importante foi a autorização para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), inicie a construção da terceira etapa da Adutora do São Francisco, que abastecerá a região de Irecê. O investimento de R$ 60,5 milhões vai resolver o problema da barragem de Mirorós, que fornece água para os municípios da região e já atingiu nível crítico de capacidade, devido à seca prolongada.

“Minha primeira palavra é de solidariedade para o povo baiano que está sofrendo com a maior seca dos últimos 30 ou 40 anos. Além do conjunto de ações que estamos anunciando, em parceria com o ministério [Desenvolvimento Agrário], o Governo do Estado também está atuando por meio do Fundo de Combate à Pobreza”, afirmou o governador.

Wagner também ressaltou a importância do Programa Garantia Safra para situações semelhantes à que vive a Bahia. “No estado, nós temos 150 mil pessoas consorciadas ao programa”.


Longo prazo

O governador disse ainda que os governos estadual e federal estão trabalhando em um conjunto de ações emergenciais e estruturantes voltado a fazer frente à situação atual e para que haja soluções a longo prazo. “Estamos com obras em andamento para a construção das adutoras do Algodão, do São Francisco, de Ponto Novo e de Pedras Altas”.

O ministro Pepe Vargas afirmou que o governo federal investirá “em opções para a dessedentação animal e trabalhar para a prorrogação de contratos do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar]. É um conjunto de ações para melhorar o ambiente da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico e social neste momento de dificuldade que o estado está passando”.

Fonte: Secom Bahia.