Sem categoria

Marco Maia defende instalação de CPI mista sobre caso Cachoeira

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), defendeu nesta terça-feira (10) que seja criada uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI), com integrantes da Câmara e do Senado, para investigar denúncias de vinculações de parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Cahoeira é acusado de comandar uma rede de jogos ilegais, além de outros crimes como corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Marco Maia disse que vai conversar com presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para avaliar a possibilidade da criação da Comissão.

A proposta de incluir o Senado na Comissão é derivada, entre outros motivos, pelo envolvimento do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), que foi flagrado em mais de 200 ligações com o contraventor. Muitas das ligações tratavam de desvios de recursos públicos.

CPI de todo jeito

Marco Maia adiantou que se houver dificuldade no Senado para a criação da CPMI, ele vai instalar uma comissão apenas na Câmara. "Tenho percebido uma vontade de todos os líderes partidários, ou da grande maioria, pela instalação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito]. A minha decisão é muito favorável à instalação. Tive a notícia que o Senado está propondo uma CPI também. Se isso for verdade, podemos trabalhar com a ideia, que acho mais adequada, de termos uma CPI mista para tratar desse tema”, disse. “Se não avançar no Senado, vou criar a CPI na Câmara", acrescentou.

De autoria do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), o requerimento para criar uma CPI na Câmara já obteve o número suficiente de assinaturas, 181 assinaturas (dez a mais que o necessário). O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), disse que, até o final da tarde, vai apresentar aos partidos o requerimento para criação de uma CPMI.

O requerimento foi protocolado no dia 21 de março por Protógenes, que estava acompanhado dos deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Chico Alencar (Psol-RJ). Na ocasião, Protógenes afirmou que é preciso investigar os indícios de que alguns parlamentares estão sendo monitorados por escutas ilegais e também a denúncia de que há parlamentares envolvidos com o crime organizado.

“Conforme notícia toda a mídia nacional, a Policia Federal, cumprindo ordem judicial, na chamada Operação Monte Carlo, prendeu em Goiás integrantes de uma grande organização criminosa que operava com contravenção do jogo de bicho, caça-níquel e corrupção em larga escala de autoridades civis, policiais e políticos”, diz Protógenes.

Segundo ele, o grau de infiltração do crime organizado nos Poderes da República é tão grande que se constitui uma verdadeira ameaça ao Estado Democrático de Direito.

De Brasília, com agências