Sem categoria

Sábado Resistente homenageia os 40 anos da Guerrilha do Araguaia

O Sábado Resistente deste mês será dedicado aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia, considerado o maior movimento armado brasileiro de contestação ao regime militar. A resistência dos combatentes do Araguaia durou mais de dois anos e envolveu um efetivo de mais de 10 mil militares do Exército.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho

“A Guerrilha do Araguaia é um exemplo de luta, não apenas dos comunistas, mas de todo brasileiro que não aceitava a ditadura. Grande parte dos combatentes do Araguaia era de  jovens provindos do movimento estudantil. Estudantes de medicina, engenharia e artes que abandonaram a cidade para viver com o povo simples da região do Pará. Um exemplo de dedicação às causas populares”, explica o secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, o historiador Augusto César Buonicore.

O evento, promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pelo Memorial da Resistência de São Paulo, acontece no próximo sábado (14), a partir das 14 horas. Buonicore lembra que em função dos desaparecidos políticos, a Guerrilha do Araguaia ainda é uma página de nossa história que não foi virada.

“Mais de 60 corpos de guerrilheiros nunca foram devolvidos às suas famílias. Essa é a maior concentração de desaparecidos em um único evento da história brasileira.” Buonicore reforça que ao comemorar 40 anos da Guerrilha retoma-se ainda a questão da luta para que seja revelado o que aconteceu com aqueles brasileiros, as condições de seus assassinatos e o destino de seus restos mortais. “A intenção é também reverenciar os combatentes mortos no Araguaia”, enfatiza.

O evento terá a participação do professor da Universidade Federal de Goiás e autor do livro Guerrilha do Araguaia: a esquerda em armas, Romualdo Pessoa Campos Filho. Também participam o procurador da República em Ribeirão Preto e integrante do Grupo Direito à Memória e à Verdade do MPF, Andrey Borges de Mendonça, e o secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia do Ministério Justiça, Paulo Abrão. Eles farão uma breve exposição sobre a história do Araguaia e o andamento dos processos em relação aos desaparecidos políticos.

O guerrilheiro do Araguaia e presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, Antônio Guilherme Ribeiro Ribas – assassinado pela ditadura militar –, familiares de mortos e desaparecidos durante a Guerrilha serão homenageados na figura de José Dalmo Ribeiro Ribas, irmão de Antônio. Em nome dos camponeses da região, o presidente da Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia, José Moraes Silva (o Zé Onça), receberá um tributo.

O procurador da República Andrey de Mendonça também receberá, em nome do Ministério Público Federal, uma homenagem por denunciar na Justiça Federal em Marabá o coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura (o Major Curió) pelo sequestro qualificado de cinco combatentes da Guerrilha.

O secretário-geral da Fundação Maurício Grabois – copromotora do evento – lembra que esse é um ato aberto à participação de todas as pessoas que se interessam em conhecer melhor como foi a resistência à ditadura e que também querem manifestar seu apoio ao restabelecimento da verdade. Também apoiam o evento entidades estudantis como UJS, UEE, Upes, Ubes e UNE.

Buonicori diz que essa será a primeira de muitas atividades de que a Fundação pretende participar em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência de São Paulo. “No final do ano temos o centenário de Maurício Grabois. Já estamos planejando uma série de eventos conjuntos. Um dos nossos ramos de atuação é a memória e essa é uma de nossas afinidades comuns.”

Sábado Resistente

O Sábado Resistente é um espaço de discussão das causas libertárias, em especial da resistência ao regime militar implantado no Brasil com o golpe de Estado de 1964. Seu principal objetivo é o aprofundamento dos conceitos de liberdade, igualdade e democracia, fundamentais ao ser humano.

Serviço

Sábado Resistente em homenagem aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia
Sábado, 14 de abril
A partir das 14 horas
Local: Memorial da Resistência de São Paulo, Largo General Osório, 66 – Luz. Auditório Vitae – 5º andar