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Fiasco na TV: Folha faz audiência da Cultura despencar

O João Brant, do Intervozes e do FNDC, acaba de informar que o programa da Folha na TV Cultura está disputando a liderança entre os de menor audiência da TV brasileira.

Por Renato Rovai*

Leiam a nota do Brant:

“Números do Ibope mostram que o programa TV Folha, produzido pela Folha de S. Paulo e veiculado aos domingos à noite na TV Cultura, diminuiu sensivelmente a audiência da emissora no horário. Comparando as médias dos cinco domingos em que o TV Folha foi exibido (entre 11/3 e 8/4) e os cinco domingos anteriores (entre 5/2 e 4/3), em que era exibido o Cultura Documentários, houve uma diminuição de 22% no índice de audiência (de 0,64 para 0,5) e de 26% na participação entre os televisores ligados (de 1,14% para 0,84%). Os números são ainda mais alarmantes se constatado que nos últimos dois domingos os resultados da TV Folha foram pífios, com índice de audiência médio no horário oscilando entre 0,1 e 0,2.”

Os blogueiros sujos quando entrevistaram o Amaury Ribeiro Jr. colocaram 30 mil pessoas pra assistir e interagir em mais de 2 horas de papo. E a Folha fez de conta que nada aconteceu. O livro vendeu 120 mil exemplares e a mídia tradicional agiu como se ele não existisse.

Agora a Folha faz 0,1% de audiência e a TV Cultura descamba sob a presidência do economista João Sayad e o que os coleguinhas fazem? Silenciam. É o novíssimo jornalismo, meio parabólico: “o que bom a gente mostra, o que a ruim a gente esconde”.

Nem uma notinha para tratar do assunto, até porque a Veja já está preparando o seu fiasco na TV para ocupar lugar na grade da TV Cultura.

Aliás, fico imaginando o programa da Veja. Na ausência de Demóstenes e sua turma provavelmente o pessoal da editora da Marginal vai colocar o seu blogueiro estudantil para entrevistar a galera da Reação, nome sugestivo de uma chapa recentemente derrotada ao DCE da USP.

Mas se você acha que isso é tudo? Não é.

Junte-se a isso a nota postada pelo Ricardo Feltrin, no UOL, cujo trecho mais impactante é esse:

“Dados de audiência apontam que somente este ano a TV aberta perdeu 7% dos televisores ligados em relação ao ano passado. Em 2011 houve uma média de 42,9% de aparelhos ligados entre 7h e 0h. Este ano, esse número já está em 39,9%. E abril não parece mais auspicioso e continua com tendência de queda.”

Ou seja, a TV comercial despenca. O que reforça a tese já defendida por este blogueiro em muitos debates de que sua crise é sistêmica e irrecuperável.

Mas agora com o reforço do turma do 0,1% da Folha, a queda tende a ser ainda mais rápida.

Triste é ver que a TV Cultura que deveria ser o espaço para se buscar alternativas a isso, se tornou refém do mesmo processo, por conta da incompetência de uns e da esperteza de outros.

Fonte: Blog do Rovai