Sem categoria

Primeiro presidente da Argélia morre aos 96 anos

O primeiro presidente da Argélia, Ahmed Ben Bella, faleceu nesta quarta-feira (11) aos 96 anos, depois de sofrer uma doença duradoura, não informada pelos seus familiares.

Ben Bella chefiou a Argélia após a proclamação da independência do país da França.

Em 1964 ele recebeu o título Herói da União Soviética e no mesmo ano recebeu o Prêmio Internacional Lênin “Pelo fortalecimento da paz entre povos”.

Líder carismático, símbolo da ideologia pan-arabista assim como do movimento anticolonial, Ben Bella foi presidente da Argélia de 1963 até 1965, período em que nacionalizou a indústria e se tornou um paladino do anticolonialismo no Terceiro Mundo.

Entretanto, após três anos, ele foi deposto por Houari Boumediene, então ministro da Defesa, da ala militar do movimento pela independência. Esse fato estabeleceu um padrão, ainda vigente, de influência militar sobre a vida política argelina.

Ben Bella ficou preso até 1980. Depois ele seguiu para um exílio na Suíça até retornar ao país em 1990.

Nos últimos anos de vida, ele liderou o Partido do Movimento para a Democracia na Argélia, de oposição, que disputou as eleições de 1991 e obteve cerca de 2% dos votos.

Seu partido foi banido em 1997, mas ele continuou vivendo no país, atuando como ativista e condenando as políticas conduzidas pelos governantes.

Ben Bella estave presente quando o atual presidente Abdelaziz Bouteflika foi empossado para seu terceiro mandato, em abril

Nascido no dia de Natal em 1916, Ben Bella cresceu em Marnia, na fronteira entre a Argélia e o Marrocos. No fim da adolescência, ele se juntou ao Exército francês e chegou ao posto de subtenente sênior antes de seguir para a política.

Com informações da Voz da Rússia

Atualizada às 19h31