Sem categoria

Voo de Gagárin: ONU comemora o Dia Internacional do Voo Espacial

Cosmonautas e cientistas celebraram a data nesta quinta-feira (12), na sede da ONU em Nova York; há 50 anos, o cosmonauta soviético Iúri Gagarin realizou a primeira viagem ao espaço.

Nesta quinta-feira, 12 de abril, a ONU comemorou o segundo Dia Internacional do Voo Espacial. A data marca 51 anos desde que o cosmonauta soviético Iúri Gagárin viajou ao espaço.

Um evento, em Nova York, reuniu o cosmonauta russo-soviético Sergei Krikaliov, que tem o recorde do ser humano que mais tempo passou no espaço.

O orador principal da cerimônia foi o administrador da Agência Espacial Americana (Nasa), Charles Bolden. Cientistas internacionais e escritores também participaram do evento.

Era Espacial

O Dia foi declarado pela Assembleia Geral da ONU, no ano passado, para "reafirmar a importância da ciência espacial para o desenvolvimento sustentável, e para a busca do bem comum".

Segundo o órgão, o Dia deve "comemorar o começo da era espacial, e a vontade comum de utilizar o espaço sideral para fins pacíficos".

Além da reunião, a ONU está abrigando o simpósio: "Por que não mudar o mundo de fora do planeta?". O objetivo do evento também é educar alunos, que formarão a maior parte do público, sobre a importância das pesquisas espaciais.

Com agências