ABI comemora a liberdade nos 200 anos de imprensa na Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa -ABI celebra os 200 anos de imprensa com uma homenagem a profissionais que se destacaram na área de comunicação no estado. Nesta sexta-feira (13/4), às 9h30, os jornalistas João Carlos Teixeira Gomes, Florisvaldo Mattos, João Falcão – fundador do Jornal da Bahia (post-mortem), o historiador Luiz Henrique Dias Tavares e a editora Flávia Garcia Rosa receberão a Medalha Ranulpho Oliveira, em solenidade na sede da entidade na Praça da Sé, Centro de Salvador.

O evento contará também com um debate sobre a “Liberdade de Imprensa”, com as participações dos jornalistas Paolo Marconi e Sérgio Mattos. A censura à imprensa na atualidade será tema central deste encontro que lança ainda o livro Liberdade com responsabilidade. A obra reúne discursos de posse da diretoria da ABI para o biênio 2011-2012.

A Medalha Ranulpho Oliveira, que leva o nome de um dos primeiros presidentes da ABI, foi criada em setembro de 1998, com o objetivo de contemplar o jornalista com destaque na luta pela liberdade de opinião, “que preste ou haja prestado relevantes serviços à imprensa baiana; que lute pelos direitos de cidadania, bem-estar e segurança da humanidade; e que tenha atuação relevante na militância diária do jornalismo baiano, servindo de exemplo pela competência, responsabilidade e amor à profissão”.

De Salvador,
Eliane Costa com agências.