Sem categoria

Explosões marcam chegada de Obama à Cúpula das Américas

Duas bombas pequenas explodiram nesta sexta-feira (13) na capital colombiana, Bogotá, próximo à embaixada americana no país, pouco após a chegada do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Obama e chefes de Estado de 33 países, entre eles a presidente Dilma Rousseff, estão na Colômbia para participar da sexta edição da Cúpula das Américas. Não houve feridos nas explosões. A polícia disse que outra bomba pequena explodiu na cidade de Cartagena de Índias, que sedia a Cúpula.

Em Bogotá, os explosivos foram colocados em uma vala numa região residencial situada perto da embaixada dos Estados Unidos e da sede da procuradoria geral da Colômbia.  A polícia afirma que as duas bombas possam ter sido um ato de protesto. 

De acordo com o porta-voz da polícia nacional colombiana, Alberto Cantillo, devido ao baixo poder dos explosivos, os prédios dos arredores não chegaram a ser afetados. Apesar do incidente, para o chefe de segurança cidadã da polícia da Colômbia, general Rodolfo Palomino, "não há cenário de risco".
 
Entre outros temas previstos na pauta do evento, a 6ª Cúpula das Américas visa discutir temas ligados à realidade do continente, como a guerra às drogas, as Ilhas Malvinas e a participação de Cuba nos encontros regionais.

Das agências