Sem categoria

Síria: apesar do cessar-fogo, grupos armados seguem com violência

Nesta segunda-feira (16), grupos armados cometeram novos sequestros, assassinatos e ataques em várias localidades da Síria, como informaram fontes oficiais. Neste domingo (15), seis observadores militares da ONU chegaram ao país; o grupo deverá ter total de 30 monitores desarmados.


Televisão estatal síria emite imagens do ônibus atacado por grupos armados
 

O Ministério de Defesa sírio denunciou dezenas de violações do cessar-fogo desde o dia 12, quando as forças armadas sírias paralisaram suas operações. Comunicado do ministério enfatiza que as autoridades assumem o dever de velar pela segurança e proteger a população e o Estado, por isso atuarão para prevenir esses ataques.

Leia também:

ONU: 30 observadores irão acompanhar cessar-fogo na Síria

Governo espera que mercenários também sigam a paz, diz cônsul
 

Os meios nacionais de imprensa difundem que forças policiais ocuparam uma oficina que um grupo utilizava para fabricar artefatos explosivos no bairro de Abi Al-Fidaa na cidade de Hama, a 209 quilômetros de Damasco.

Em Hama, alguns elementos armados abriram fogo e mataram dois cidadãos que viajavam em um automóvel. Nesta localidade também foi encontrado o cadáver com um tiro na cabeça de uma jovem mulher, que tinha sido sequestrada, relata a agência de notícias Cham Press. Essa fonte também informa que um grupo armado raptou o jovem de 28 anos Osama Nawaf Qadour em Hama e o assassinou na localidade de Al-Rastan, Homs.

No povoado de Harem, província de Idleb, fronteiriça com a Turquia, a 330 quilômetros de Damasco, um policial morreu e outros três ficaram feridos em uma emboscada montada por um grupo armado, enquanto na cidade de Idleb explodiu um carro-bomba no domingo em um atentado que estava dirigido contra as forças da ordem pública.

Em outro ataque, um grupo armado interceptou um caminhão-tanque carregado com 30 mil litros de diesel, na estrada entre Ariha e Aleppo, e incendiaram-no. Imagens exibidas na televisão mostram a destruição do veículo.

Segundo a ONU, pelo menos 9 mil pessoas já morreram na Síria desde o início dos confrontos entre tropas do governo e opositores do presidente Bashar al-Assad, em março de 2011.

Com informações da Prensa Latina e da Rádio ONU