Congresso tem assinaturas para começar CPMI Cachoeira/Demóstenes

O requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de investigar o envolvimento de agentes públicos e privados com o contraventor Carlinhos Cachoeira já conta com assinaturas suficientes para sua instalação na Câmara e no Senado.

O requerimento precisa ter o apoio de pelo menos 27 senadores e 171 deputados, o que significa que, no Senado, que coletou 55 assinaturas há número suficiente para que o documento seja protocolado.

A Câmara dos Deputados conseguiu reunir 324 assinaturas para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista sobre o caso Carlinhos Cachoeira –o mínimo necessário na Casa era de 171. Com isso, os nomes poderão ser reunidos com as assinaturas do Senado para que a comissão possa ser protocolada no Congresso.

No entanto, o requerimento ainda não foi oficializado porque os líderes partidários estão recolhendo separadamente as assinaturas de suas bancadas e ainda não se reuniram para anexar os documentos subscritos.

O líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA), anunciou que concluiu a coleta das assinaturas dos colegas que compõem o bloco de apoio ao governo – formado por PT, PSB, PRB, PCdoB e PDT – e de mais três senadores do PMDB. Com isso, Pinheiro reuniu 28 subscrições ao requerimento e poderia tê-lo protocolado. Mas, o líder petista disse que irá esperar pelos demais partidos.

Câmara dos Deputados

O deputado Protógenes Queiróz (PCdoB-SP) se disse confiante na CPI mista e comemorou a coleta de assinaturas em número suficiente na Casa.

Protógenes denunciou em discurso em plenário a matéria da revista Veja deste fim de semana que tratou da CPMI. Tentando esconder a relação que o seu editor Policarpo Junior tem com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, a Veja atacou vários líderes da base do governo Dilma, inclusive o deputado Protógenes.

“Isso aqui não é liberdade de imprensa, não podemos confundir jornalista com bandido. Não existe jornalista bandido, ou ele é jornalista ou ele é bandido. E, no caso aqui, há um banditismo nessa mídia cotidiana nesse semanário”, discursou Protógenes.

Ideli defende CPMI

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira que a instalação da CPMI é uma atribuição exclusiva do Congresso Nacional. O foco do governo federal, segundo ela, é trabalhar ao máximo para que a CPMI não atrapalhe as votações de matérias importantes como a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos importados em 4% e a criação de regras que disciplinem a cobrança desse imposto para o comércio eletrônico, por exemplo.

“Da nossa parte a orientação clara é a continuidade e normalidade das votações”, disse a ministra após um café da manhã, no Congresso, com líderes dos partidos aliados no Senado. Na Câmara, ela disse que o governo está focado na negociação e votação do projeto de lei que muda o Código Florestal Brasileiro.

De Brasília, com agências