Dilma ressalta compromisso com erradicação da pobreza no país

A presidente Dilma Rousseff reafirmou o compromisso do seu governo com a erradicação da pobreza extrema no país. Citando Josué de Castro, autor de "Geografia da Fome", lembrou a realidade de muitos no país, que vem sendo transformada: “Pela história dos homens e pelo roteiro do rio, fiquei sabendo que a fome não era um produto local, exclusivo dos mangues do Recife da minha infância, mas um drama universal, uma lama a sujar a paisagem do Planeta, como borrões de miséria”.


Em destaque, a nova presidente do Consea Maria Emília Pacheco/foto: Roberto Stuckert Filho

Dilma falou do programa Brasil Sem Miséria durante a nomeação da primeira mulher para a presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Lisboa Pacheco.

"Seja bem vinda a presidência deste Conselho. Você está assumindo a presidência do Consea, que desde sua ativação, pelo presidente Lula, em 2003, tem sido protagonista no processo de transformação da segurança alimentar e nutricional em uma política de estado", disse a presidente, se dirigindo à nova presidente do Consea.

Ela lembrou que a “consistente” rede de políticas sociais em construção beneficia hoje mais de 13 milhões de famílias por meio do programa Bolsa Família. Para Dilma, governo e Consea ampliaram as fronteiras da igualdade e criaram marcos institucionais para acelerar as políticas em andamento e implementar novas medidas.

“A contribuição do Consea será decisiva para que possamos transpor a fronteira do possível e chegar cada vez mais perto do necessário e, sobretudo, do sonhado e desejado. E o necessário e desejado é o que temos feito juntos para acabar com a fome e a miséria no nosso país. Mas sempre é necessário mais, e mais, e mais.”

O autor da obra Geografia da Fome, Josué de Castro, foi citado, ao final do discurso, como inspiração do Consea.

"É justamente essa consciência do Josué que permitiu que nós tivéssemos, com os programas de combate à miséria e combate à fome, liderados pelo presidente Lula, e com o Brasil sem Miséria, nos transformado em uma referência no que se refere a políticas sociais em todo o mundo”, concluiu a presidente.

Assista ao discurso da presidente Dilma na íntegra:

Da redação com Blog do Planalto