Hackers 'invadem' sistemas de governos para testar transparência

Durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto, em Brasília (DF)  um grupo de ativistas da Transparência Hacker usa seu arsenal cibernético para colocar à prova os compromissos de transparência apresentados por 51 nações durante o encontro, presidido pela presidente Dilma Rousseff e a Secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Em uma das salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal, eles promovem desde ontem uma maratona hacker para apresentar na internet aplicativos e visualizações de dados alimentadas pelas bases da Parceria para um Governo Aberto. Entre elas, a lista completa dos planos de ação em que cada país delineia seus compromissos para promover maior transparência no setor público.

Um dos projetos sobre os quais os hackers se debruçaram, ontem (17), era sobre a construção de uma espécie de plataforma de votação, na qual os internautas poderiam manifestar sua concordância ou contrariedade em relação aos planos dos países participantes. A previsão é de que o site estará no ar ainda nesta quarta-feira (18).

Outro grupo 'atacou' o site do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Os hackers abraçaram um projeto do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) para mapear os financiamentos concedidos pelo banco estatal no país.

“Nossa avaliação é de que o BNDES é pouco transparente e poderia divulgar melhor os seus dados”, disse o jornalista Augusto Gazir, do Ibase.


foto: Agência Estado

Fonte: Agência Estado