Dilma recebe presidente do Uruguai e acerta acordos bilaterais

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira no Palácio da Alvorada o presidente do Uruguai, José Mujica, para uma reunião de trabalho. No encontro, os dois presidentes trataram de temas prioritários da cooperação bilateral, como a integração física e energética, ciência, tecnologia e inovação, biotecnologia e TV digital.

Mujica Dilma

O Brasil consolidou-se nos últimos anos como o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2011, o comércio bilateral chegou a mais de US$ 3,9 bilhões, o que representou um aumento 26,4% em relação ao ano anterior.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em 2011, o Uruguai completou nove anos consecutivos de crescimento. O desemprego chegou a 6% em fevereiro de 2012, um dos mais baixos índices da série histórica, e a pobreza extrema vem sendo reduzida de forma pronunciada no país – de cerca de 5% em 2004 para 1% em 2011.

A comitiva uruguaia contou com os ministros das Relações Exteriores, Luis Almagro, de Indústrias, Energia e Minas, Roberto Kreimerman, com o diretor do Escritório de Planejamento e Orçamento, Gabriel Frugoni, e o presidente da empresa estatal Electroenergética, Gonzalo Casaravilla.

Mujica tinha previsto uma viagem oficial à capital brasileira em 5 de abril, mas teve que adiar por adversas condições climáticas. Em data recente, durante a celebração da 6ª Cúpula das Américas em Cartagena de Índias, Colômbia, os dignitários marcaram a reunião desta quinta-feira.

Com agências