França: Candidato de esquerda quer nacionalizar petrolífera

O candidato da Frente de Esquerda à presidência da França, Jean-Luc Mélenchon, disse nesta sexta-feira (20) que seu país deve se inspirar na Argentina e reestatizar a gigante de petróleo Total, assim como os sul-americanos decidiram fazer com a YPF, que estava sob o controle da multinacional de origem espanhola Repsol.

Em coletiva a jornalistas estrangeiros, o candidato elogiou os governos progressistas da América Latina e condenou o bloqueio norte-americano a Cuba.

“A nacionalização da YPF é a prova de que a revolução dos cidadãos ainda está ativa. Se conquistarmos o poder, poderíamos nacionalizar a Total exatamente da mesma maneira”, afirmou.

Na entrevista, Mélenchon também criticou as medidas draconianas impostas pela tróica (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) a países endividados como Grécia e Portugal, o que empurra a Europa ainda mais para a crise e causa pobreza intolerável.

”Infelizmente as grandes companhias europeias priorizam, em outras partes do mundo, políticas de exploração seguindo o modelo neoliberal, em lugar de buscar uma relação de cooperação. Mas há povos latino-americanos com os recursos e o poder suficiente para se opor a tais práticas, algo que não ocorre na África, onde a situação é desastrosa”, disse.

“Faremos tudo ao nosso alcance para fazer Sarkozy perder. Ao fazermos isso, vamos derrubar o eixo 'Merkozy': o eixo Merkel (chanceler da Alemanha, que enfrentará eleições em outubro do próximo ano)-Sarkozy. Um dos parceiros vai cair e, em seguida, só teremos o outro para eliminar. Dentro de um ano, poderíamos desmontar tudo o que eles alcançaram", disse o candidato, a respeito de apoio no segundo turno.

Mélenchon disse também que o euro tinha favorecido a união do continente, mas havia se valorizado devido à insistência do governo de Berlim. "Precisamos fazer com que o valor do euro caia para que possamos recuperar uma parte dos mercados globais para os nossos produtos", afirmou.

O primeiro turno da eleição francesa será disputado neste domingo (22). O segundo turno, que segundo as pesquisas deve ficar entre o socialista François Hollande e Sarkozy.

Com agências