Apesar de greve setor de saúde boliviano funciona a 80%

O ministro boliviano de Saúde, Juan Carlos Calvimontes, assegurou nesta terça-feira (24) que a atenção médica no país está em 80%, apesar da greve do setor contra um decreto que restabeleceu a jornada de oito horas para a assistência à população.

A maior ausência na atenção apresenta-se nos hospitais de terceiro nível, nos quais o funcionamento é de 40%, assinalou Calvimontes em declarações difundidas nesta terça-feira pela Agência Boliviana de Informação.

O ministro acrescentou que nos hospitais de primeiro nível a atenção é de 100%, enquanto nos de segundo nível atinge cerca de 90%.

Calvimontes reiterou a vontade de diálogo do governo para solucionar o conflito.

A autoridade esclareceu que os estudantes das faculdades de medicina estão fora do problema, porque o decreto 1126 e seu regulamento não afetam seu direito à residência e ao ensino médico.

No caso dos trabalhadores da Saúde, Calvimontes manifestou que não é possível incorporá-los à Lei Geral do Trabalho devido à falta de recursos econômicos do Estado, mas ofereceu ao setor um ponto mais no aumento salarial do ano de 2012, isto é 8%.

Fonte: Prensa Latina