Perpétua pede ao Ministério tecnologia para evitar catástrofes

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores, pediu mais investimentos e estudos na área de inovações tecnológicas para a prevenção de catástrofes climáticas. O pedido foi feito ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Raupp, durante audiência pública na Câmara nesta quarta-feira (25).  

Segundo Perpétua Almeida, o Brasil “precisa investir na prevenção e na informação” para evitar catástrofes climáticas. Perpétua Almeida presidiu no ano passado a Comissão Especial que estudou medidas preventivas para evitar catástrofes climáticas. Na oportunidade, a Comissão apresentou projeto que instituiu estatuto de proteção civil que cobrava responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal em caso de desastres naturais.

O ministro Marco Raupp disse que a ciência brasileira ainda é jovem e que o Brasil já ocupa a 13ª posição no ranking mundial da produção científica. “Anualmente, formamos mais de 50 mil pós-graduados e contabilizamos mais de 230 mil profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento”, esclareceu.

Ele defendeu o investimento de parte dos recursos advindos da exploração do petróleo do pré-sal na área de ciência e tecnologia. Segundo ele, a camada do pré-sal só foi descoberta por conta das pesquisas feitas pela Petrobras, com financiamento do Fundo Setorial do Petróleo. “A pesquisa possibilitou a identificação de campos de petróleo e, agora, a riqueza do petróleo deve ajudar a financiar o setor de ciência e tecnologia”, afirmou.

Parlamentares e Ministério discutiram, ainda, o resultado das ações desenvolvidas em 2011 pelo Ministério da Ciência, o “Programa Ciência sem Fronteiras” e o incêndio na estação Comandante Ferraz, na Antártica.

De Brasília
Com informações da CRE