Transporte público: recarga eletrônica volta a funcionar

 

Depois de 12 dias de inoperatividade, o sistema de recarga de meias-passagens voltou a funcionar, em fase de testes, no início da noite desta quarta-feira (25). A informação foi repassada pela promotora de Defesa do Comsumidor, Lítia Cavalcanti, após contato com o Sindicato Empresas Transporte Passageiros (SET).

Para que o sistema fosse restabelecido, técnicos das empresas Dataprom, responsável pela instalação do sistema de meia-passagem e vale transporte na capital maranhense, e da HP instalaram novo sistema operacional com capacidade superior ao antigo para restabelecer o serviço, aumentando seu suporte de expansão do serviço.

Desde que houve paralisação do serviço, estudantes protestaram em frente à empresa e nos terminais de integração do transporte público da cidade. O presidente da União da Juventude Socialista, Wesley Cruz, definiu o problema como um desrespeito ao direito de todo cidadão de ir e vir livremente.

Na semana passada, o vereador Geraldo Castro (PCdoB) participou de reuniões entre a prefeitura, os empresários, o Ministério Público e o Procon para agilizar a resolução do problema. O parlamentar afirmou que, durante a reunião, a empresa teria insinuado que todo o caos teria sido provocado por falta de pagamento da prefeitura de São Luís ao serviço prestado.

Com o retorno da s atividades, a paralisação dos rodoviários prevista para hoje está suspensa.

Fonte: G1 Maranhão, com informações da Redação Vermelho