China põe em órbita satélites de navegação Beidou

A China lançou nesta segunda-feira (30) os satélites 12 e 13 de seu sistema de navegação Beidou, os quais atingiram a órbita prevista.

É a primeira vez que o país envia ao espaço dois destes artefatos em um foguete, nesta ocasião transportados a bordo de um Longa Marcha-3B, do centro de Xichang, na província de Sichuan, de acordo com informações procedentes do lugar.

Os dois satélites ajudarão a melhorar a exatidão do Beidou ou sistema Compass, indicou a agência de exploração do espaço chinesa em um comunicado.

China prevê lançar neste ano outros três desses aparelhos para a citada rede que uma vez completada em 2020 com mais de 30 orbitadores, oferecerá serviços ao mundo inteiro.

O lançamento de hoje, efetuado às 4h50 hora local, é o número 157 da série de foguetes Longa Marcha.

Com importantes benefícios econômicos e sociais, o país utiliza atualmente esta tecnologia em cartografia, telecomunicações, pesca, tráfego, meio ambiente, planejamento urbano e segurança pública, entre outras áreas.

Iniciada sua construção em 2000, o sistema Beidou está desenhado para eliminar a dependência da China do Sistema de Posicionamento Global (GPS) dos Estados Unidos.

Fonte: Prensa Latina