Inácio Arruda entre os 100 mais influentes do Congresso

Pela 13ª vez consecutiva, o senador Inácio Arruda (PCdoB) figura na lista dos 100 parlamentares mais influente do Congresso Nacional, segundo os critérios do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Inácio faz parte da lista do Diap desde 1999, quando iniciou o seu primeiro mandato de deputado federal. Ele é apontado pelo estudo como debatedor qualificado e uma liderança importante do governo Dilma, com atuação legislativa de destaque nas áreas de trabalho, sindical e previdência.

Entre os 100 “cabeças” do Congresso fazem parte da relação 62 deputados e 38 senadores. Da bancada cearense estão na relação, além de Inácio Arruda, os senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) e os deputados federais André Figueredo (PDT) e José Guimarães (PT).

Do PCdoB, sete parlamentares compõem a lista: os dois senadores do partido, Inácio Arruda e Vanessa Grazziotin e os deputados Aldo Rebelo, Alice Portugal, Daniel Almeida, Manuela D´ávila e Osmar Júnior.

Perfil do senador Inácio Arruda que será publicado no livro “Os Cabeças do Congresso”

Inácio Arruda – PCdoB/CE – Senador, 1° mandato, cearense, servidor público. Identificado com as lutas populares, sempre atuou como coordenador de movimentos cívicos, como nas Diretas Já, no impeachment de Collor, além de liderar o movimento de moradores de bairros e favelas de Fortaleza. Antes de chegar ao Senado, foi vereador em Fortaleza, deputado estadual no Ceará e três vezes deputado federal. Na Câmara, foi relator e autor do substitutivo que se tornou o Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Autor da Proposta de Emenda Constitucional que fixa a jornada em 40 horas semanais, é um parlamentar muito atuante no Congresso. Defensor dos assalariados, também prioriza em seu mandato as questões urbanas, como habitação popular e saneamento.

Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, liderou o PCdoB e a bancada federal cearense de 2002 a 2007. Já foi vice-presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, 3º vice-presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, membro do Parlamento do Mercosul, vice-presidente da Subcomissão Temporária de Combate ao Trabalho Escravo e relator da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs. É o líder do PCdoB no Senado e vice-presidente da Comissão que irá propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil. Integra, desde o primeiro mandato de deputado federal, em 1999, o grupo de parlamentares mais influentes. Está, portanto, pela 13ª vez consecutiva na elite do Congresso. Debatedor qualificado, é voz ativa na defesa dos trabalhadores e do governo Dilma no Senado.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)