Dia do Trabalho em Santa Catarina tem celebração na praia

O Dia do Trabalho e o início da temporada de pesca de tainha foram celebrados com uma missa na praia do Campeche, região sul de Florianópolis, na manhã desta terça-feira. A cerimônia, tradicional da cultura local, reuniu cerca de 200 pessoas diante de uma colônia de pescadores. Nem mesmo a manhã mais fria do ano na capital catarinense e o vento intenso na praia foram capazes de afastar as pessoas.

Na missa, foram homenageados os trabalhadores em geral e as lutas por mais dignidade na profissão. Policiais militares, professores, trabalhadores rurais e profissionais liberais apresentaram oferendas diante de um altar improvisado diante de um barco de pesca. O pároco local abençoou as embarcações, o mar e as oferendas apresentadas.

Os pescadores que morreram ou desapareceram enquanto trabalhavam no mar também foram lembrados durante a missa com um minuto de silêncio. Os religiosos comentaram sobre a degradação ambiental que acaba afetando dunas e águas de todo o planeta. "Para nós é muito importante que o tema seja lembrado na missa. Tiramos o nosso sustento da natureza e por isso precisamos que o meio ambiente seja preservado", disse o pescador local Vladimir de Souza. "Nossa função é preservar e fiscalizar".

Muitos dos presentes permaneceram toda a missa ajoelhados na areia. Quem esteve no Campeche pôde participar, além das homenagens, da comunhão e de uma pequena procissão pela beira da praia. A temporada oficial das tainhas foi aberta nesta terça-feira, dia do Trabalhador. Quando a temperatura esfria, os peixes acabaram aparecendo em grandes cardumes pela costa catarinense. A data é muito aguardada, pois a atividade é a principal fonte de renda de centenas de famílias em Florianópolis.

Fonte: Terra