Fascista francesa Marine Le Pen anuncia voto em branco

Marine Le Pen, da ultradireitista Frente Nacional, anunciou nesta terça-feira (1º/5) seu voto em branco no segundo turno que definirá as eleições presidenciais francesas, programado para o próximo dia 6 de maio.

Le Pen ficou em terceiro no primeiro turno com 17,9% dos votos, cifra nunca antes atingida pela organização de extrema direita.

Durante um ato celebrado em Paris, Le Pen recusou-se a indicar um voto a seus seguidores, deixando-os livres para votar "segundo sua consciência e sua sensibilidade".

Em seu discurso, criticou com severidade o presidente e candidato à reeleição Nicolás Sarkozy, da União por um Movimento Popular, que nas últimas semanas radicalizou seu discurso para atrair os partidários da Frente Nacional.

Assegurou que nenhum dos dois candidatos à presidência francesa – Sarkozy e o candidato da oposição, François Hollande – responde às concepções de seu partido sobre o futuro do país.

Agregou que todos seus esforços se encaminharão para as eleições parlamentares de junho, nas quais aspira a obter uma boa quantidade de cadeiras na Assembleia Nacional.

Marine Le Pen encabeçou uma passeata desde o monumento a Joana D'arc até a praça que congregou vários milhares de seus seguidores.

Fonte: Prensa Latina