França: Hollande permanece à frente nas pesquisas

Pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (2) pelos institutos BVA e Ifop apontam que o candidato socialista à presidência francesa François Hollande deve vencer o pleito do próximo domingo, com 53,5% a 54% dos votos, enquanto o presidente Nicolas Sarkozy receberia 46% a 46,5%,

Hollande tem 53,5% das intenções de voto (meio ponto a menos que na semana passada) e Sarkozy 46,5% (+1), segundo o BVA. "Hollande continua com uma vantagem confortável na manhã do grande duelo na televisão entre os dois candidatos", comentou Gaël Sliman, diretor da BVA Opinion. Os postulantes se enfrentam nesta quarta em debate.

"No entanto, a situação melhorou sensivelmente para Nicolas Sarkozy na comparação com nossa última sondagem, realizada em 25 de abril. O presidente ganha um ponto em nossa pesquisa para quase recuperar seu melhor nível observado na noite do primeiro turno (53% contra 47%)", completou.

Sarkozy, candidato da direita, receberia 57% dos votos dos eleitores de Marine Le Pen (extrema-direita) no primeiro turno. O socialista Hollande receberia 21% destes votos. Os eleitores do centrista François Bayrou votariam em 36% por Hollande e no mesmo percentual por Sarkozy.
O BVA calcula o nível de abstenção entre 16 e 20%.

Segundo o instituto Ifop, Hollande venceria o segundo turno com 54%, contra 46% de Sarkozy.
Na pesquisa anterior do mesmo instituto, em 20 de abril, o resultado foi de 54,5% para Hollande e 45,5% para Sarkozy.

No total, 80% dos eleitores de Jean-Luc Mélenchon (esquerda radical) no primeiro turno optariam pelo candidato socialista no segundo turno, contra apenas 6% para Sarkozy e 14% que não se pronunciaram a respeito.

Entre os eleitores de Marine Le Pen, 43% votariam em Sarkozy, 18% em Hollande e 39% não se pronunciaram. Dos que votaram em François Bayrou, 31% ficariam com Sarkozy, 28% com François Hollande e 41% não se pronunciaram a respeito. 

Com AFP