Desemprego na Zona do Euro atinge 10,9% e bate novo recorde

A média de desemprego registrada na União Europeia em março foi 10,9%, segundo o Eurostat, o Instituto de Estatística do bloco. No mesmo mês do ano passado, a taxa ficou em 9,9%. Em março deste ano, o índice de desemprego nos Estados Unidos atingiu 8,2% e no Japão, 4,5%.

A estimativa é que 24,772 milhões de homens e mulheres estejam desempregados nos 27 países da União Europeia. De acordo com o Eurostat, os piores dados se concentram nos 17 países da zona do euro, onde há 17,365 milhões de desempregados.

As taxas mais elevadas foram identificadas na Espanha (24,1%) e na Grécia (21,7% em janeiro de 2012). Os menores números foram registrados na Áustria (4%), em Luxemburgo (5,2%) e na Alemanha (5,6%). As quedas mais acentuadas ocorreram na Lituânia, Letônia e Estônia.

Na União Europeia, o desemprego atinge principalmente os trabalhadores com menos de 25 anos. Só em março, aumentou em 303 mil o número de jovens sem emprego. Com isso, o total de desempregados com menos de 25 anos ficou em 5,516 milhões.

Os países da Europa, principalmente os da zona do euro, tentam combater os impactos da crise econômica internacional, que elevam os números de desemprego e das dívidas internas na região. O assunto foi tema de manifestações nesta terça (1º), Dia do Trabalho, em vários países.

Fonte: Agência Brasil