Sem categoria

Governo sanciona Funpresp; CTB critica

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União. A norma está publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial da União. O texto publicado traz detalhes sobre como funcionará o novo modelo, planos de saúde e a fiscalização da Funpresp.

O texto também explica que a definição vale para os servidores que ingressarem no funcionalismo público, que não terão mais a garantia de aposentadoria integral. De acordo com a norma sancionada, os servidores públicos federais que têm salários até o teto da Previdência, hoje R$ 3.916,20, vão contribuir com 11%, e o governo com 22%. Sobre o valor que exceder esse limite, a União pagará até 8,5%.

A Rádio Vermelho conversou com o secretário dos trabalhadores do serviço público da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, sobre a sanção do PL 1992/2007. Ele reafirmou que o governo realizou um desserviço para o país e que criar o Fundo se configura numa privatização do serviço.

Acompanhe a entrevista na íntegra: