Plenária do Recife elege 64 delegados à Conferência estadual

Mais de 300 filiados e militantes do PCdoB atenderam à convocação do Comitê do partido no Recife e estiveram presentes à Plenária municipal preparatória à 2ª Conferência Estadual sobre a Emancipação da Mulher, que acontece no próximo sábado (05).

A etapa recifense teve lugar no sábado (28), no auditório G1 da Unicap – Universidade Católica de Pernambuco, das 09 às 15h, e contou com expressiva participação masculina.

Durante a plenária foram eleitos as 64 delegadas e delegados que representarão os diversos comitês distritais e bases do PCdoB da cidade, na Conferência Estadual. O grupo, no qual foi respeitada a cota de 30% de homens em sua composição, elegerá as delegadas/os que representarão Pernambuco na Conferência Nacional, marcada para 18 a 20 de maio, em Brasília (DF).

Os debates versaram sobre o documento base da 2ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, cuja temática está dividido em três eixos: A luta pela emancipação das mulheres é estratégica; As brasileiras na Atualidade; A luta pela emancipação da mulher é tarefa de todo o partido.

Plenária do Recife


Antonieta Trindade, dirigente estadual do PCdoB (ao microfone), e a Mesa Diretora da
Plenária do Recife. Foto: Zélito Passavante.

Os trabalhos da plenária foram conduzidos inicialmente pelo presidente do Comitê Municipal do Recife, deputado Luciano Siqueira. A mesa de abertura esteve composta pela secretária da Mulher do Recife, Rejane Pereira; vereador Almir Fernando (PCdoB); secretária estadual da Mulher do Partido, Laudijane Domingos; Sebastiana Maria, da Conam – Confederação Nacional das Associações de Moradores/PE; Ana Magalhães, coordenadora municipal da UBM – União Brasileira de Mulheres; Amanda Barbosa, da UJS – União da Juventude; e Adenilza Rodrigues, secretária da Mulher da CTB – Central dos Trabalhadores e a Trabalhadoras e do Brasil/PE.

“Na verdade, o que nós queremos é o poder da participação política”, disse a secretária Rejane Pereira ao saudar a plateia, lembrando os 80 anos do voto feminino comemorados este ano, bem como as lutas da mulher não só pela autonomia econômica, mas também pelo exercício do poder político.

Em sua saudação, o vereador Almir Fernando destacou a mobilização de dirigentes e da militância do Comitê Municipal do Recife para levar o debate preparatório à Conferência a todos os cantos onde o Partido está organizado em comitês distritais e organizações de base. “O PCdoB tem feito sua parte. Não é de agora que luta pelas causas sociais e mais uma vez estamos aqui juntos na luta pela emancipação da mulher. Com a realização da conferência, o Partido dá um passo importante nessa drieção”, ressaltou.

Para a secretária da Mulher do Comitê Estadual, Laudijane Domingos, “não podemos emancipar o Brasil se não emanciparmos os 52% de sua população. Essa é uma tarefa de todos nós”, lembrou. Posteriormente, a secretária comentou o documento da 2ª Conferência Nacional, destacando alguns dos principais pontos do texto-base.

Transformando o Brasil
 

Ao encerrar os trabalhos da mesa de abertura da plenária, Luciano lembrou que a luta emancipatória da mulher integra as diretrizes do PCdoB há mais de 30 anos. “Em 1982, em plena ditadura militar, o 6º Congresso Nacional do Partido já tratou da questão da emancipação da mulher, já considerada pelo então presidente, João Amazonas, como algo de importância estratégica”, afirmou Luciano.

“Hoje, 30 anos depois, lendo o documento base da Conferência eu me emociono, pois estamos concretizando aquela compreensão de João Amazonas de que a luta pela emancipação da mulher é uma luta de todos nós e consolida as convicções teóricas e políticas do nosso partido. É um sinal do amadurecimento político do PCdoB”, disse ainda o dirigente comunista, reiterando que “a transformação do Brasil em uma pátria socialista não se dará sem a participação da mulher”.

Mesa diretora

Após a saudação de Luciano, os trabalhos da plenária passaram a ser conduzidos pela mesa diretora eleita, por unanimidade, pelas 321 delegadas e delegados presentes, sendo constituída por Inamara Melo, secretária de Comunicação e da Mulher do Comitê Recife; Ana Magalhães, da UBM/Recife; Alessandro Freitas, secretário de Organização do Comitê Recife; e Fábio de Souza, coordenador de assuntos trabalhistas do Sinpro/PE – Sindicatos dos Professores do Estado de Pernambuco.

Também foram eleitos, os filiados Zélito Passavante, Antonieta Trindade e José Bertotti para compor a Comissão de Sistematização. Posteriormente, o plenário do encontro elegeu os membros da Comissão Eleitoral, que passou a ser formada por Fernanda Lima, do Coletivo LGBT; Amanda Barvosa, da UJS/PE; e Simone César, do Comitê Municipal.

Do Recife,
Audicéa Rodrigues