PCdoB e PSB debatem projetos para Fortaleza

As direções municipais do PCdoB e do PSB realizaram uma reunião na noite da última quinta feira (03/05), na sede do partido comunista, para debater projetos para Fortaleza, dentre eles eleições deste ano. Este não é o primeiro debate entre as duas legendas, mas foi a primeira reunião ampliada, com a participação das executivas dos partidos socialista e comunista.

Luis Carlos Paes, presidente municipal do PCdoB de Fortaleza, enalteceu o encontro que reuniu membros da direção dos dois partidos aliados. O comunista destacou que a aliança não está restrita à Fortaleza, mas se estende em âmbito estadual e também nacional. “Fazemos parte de um projeto nacional de crescimento. Neste encontro em que a pauta central foi os projetos para Fortaleza, constatamos que temos diagnósticos parecidos sobre problemas e projetos para a capital cearense. As duas legendas compreendem que Fortaleza precisa de uma gestão mais eficiente e compartilhada”, informa.

Ainda de acordo com Paes, PSB e PCdoB são partidos importantes para a política local. “Somos referência da esquerda e essa aproximação precisa ser fortalecida”. O comunista citou a parceria entre as duas legendas em 1996 e 2000, nas disputas para a Prefeitura de Fortaleza. “Podemos retomar este apoio para as próximas eleições”, pontua. Luis Carlos Paes confirmou que a aliança entre os dois partidos já está definida na disputa em duas capitais: Belo Horizonte, com o apoio à candidatura de Márcio Lacerda, e Porto Alegre, em torno do nome de Manuela d’Ávila.

Karlo Kardozo, presidente do PSB de Fortaleza, destacou que a aliança com PSB transcende o projeto eleitoral. “Somos aliados em várias frentes no país, como junto à CTB e no Parlasul. Somos parceiros”, ratifica. O dirigente destacou que encontros para debater projetos para a cidade e para o Ceará deveriam ser constantes, mas a rotina de atuação das legendas acaba impedindo contatos frequentes. “Precisamos manter constante este debate para definir os rumos da esquerda. Temos o objetivo comum de fortalecer e construir uma força política capaz de conduzir nossa cidade”, ratifica.

Para Kardozo, a reunião com o PCdoB serviu para avaliar o andamento e a construção da aliança para a próxima eleição em Fortaleza. “Neste ano encerra-se um ciclo de oito anos com a nossa cidade sendo administrada pela mesma força política. Fortaleza não admite mais hegemonias em sua condução. Nossa cidade tem a marca da pluralidade de ideias”, considera.

Sobre uma possível aliança com o PCdoB, para apoiar a candidatura de Inácio Arruda na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, Karlo Kardozo ainda avalia. “Estamos discutindo nosso papel para as próximas eleições. A tendência é que se repita nossa aliança com o PCdoB e nossa intenção é que perdure este diálogo pois, mesmo que os caminhos não sejam comuns no primeiro turno, certamente estaremos juntos no 2º turno, caso ele aconteça”.

Além das duas lideranças do PCdoB e do PSB, também participaram da reunião membros das direções dos dois partidos. “Já mantivemos conversas bilaterais, mas achamos importante ampliar as discussões com os demais membros das executivas das duas legendas”, ratifica Kardozo.

De Fortaleza,
Carolina Campos