Perpétua anuncia discussão sobre situação das fronteiras do país 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, começou nesta quinta-feira (3) o ciclo de reuniões com embaixadores de países que constituem a faixa de fronteira no Brasil. Os encontros visam discutir a participação desses países no 1º Seminário Internacional sobre Fronteiras, que será realizado dia cinco de junho de 2012, pela Comissão, na Câmara dos Deputados.

Durante reunião com os Embaixadores do Uruguai, Carlos Amorin, e da Colômbia, Maria Elvira Pombo, a deputada explicou que o objetivo do seminário é buscar soluções para as dificuldades e problemas enfrentados pelos cidadãos brasileiros e estrangeiros que vivem em faixa de fronteira.

Perpétua Almeida anunciou ainda que a intenção da Comissão é realizar seminários preparatórios em três cidades brasileiras localizadas em zona de fronteira, para ampliar os debates sobre o tema e acompanhar de perto a situação real da população que vive nestas regiões. O primeiro seminário preparatório está agendado para a próxima sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amapá.

Perpétua Almeida acredita que a Comissão pode trabalhar para a criação de políticas públicas que facilitem a vida dos cidadãos brasileiros que vivem em zona fronteiriça. A deputada destacou também que o tema políticas públicas para fronteiras é prioritário para a Comissão de Relações Exteriores já que 27% do território nacional estão em zona de fronteira.

O Brasil faz fronteira com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Os estados que mais se destacam são o Amazonas e o Acre. No total são 15.735 km de fronteiras terrestres e 7.367 km marítimas.

De Brasília
Com informações da Com. Rel. Exteriores