PCdoB do Amapá cria Comitê de Solidariedade a Cuba

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Amapá realizou neste sábado (5) no auditório do Colégio Tiradentes, seminário Internacional para criação do Comitê de Solidariedade a Cuba e apoio aos Cinco Heróis Cubanos presos há 14 anos em cadeias dos Estados Unidos da América.

O evento contou com a presença de cerca de 300 pessoas, dentre elas representantes de diferentes partidos políticos e organizações sociais amigas do povo cubano.

A injusta prisão dos Cinco Heróis Cubanos em cadeias estadunidenses, o apoio das entidades amapaenses de solidariedade com Cuba e o criminoso bloqueio econômico dos EUA contra a Ilha durante mais de 50 anos foram temas abordados e discutidos no Seminário.

O encontro de solidariedade com Cuba iniciou-se com as palavras do presidente do PCdoB do Amapá, José Luiz Amaral Pingarilho, que agradeceu aos presentes o esforço por comparecer ao evento e entender da necessidade de se criar o Comitê e fortalecer esse movimento por todo Estado do Amapá.

O evento teve a presença do camarada, conselheiro econômico e membro da Embaixada de Cuba no Brasil, Raciel Proenza Rodriguez, que além de participar da criação do Comitê cumpriu agenda no Palácio do Setentrião, num encontro com o governador do Amapá, Camilo Capiberibe.

O funcionário cubano abordou temas como o nascimento do movimento de solidariedade; a proclamação do caráter socialista da Revolução Cubana; o restabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, irmanados com maior intensidade desde o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959, além de expor aspectos sobre a realidade atual de Cuba, particularmente sobre a aprovação das novas diretrizes que estão sendo aplicadas para garantir uma eficaz política econômica, com verdadeiro sentido do momento histórico, e fazendo as mudanças necessárias que assegurem no futuro maior eficiência e produtividade.

Os senadores, João Alberto Capiberibe, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Amapá; Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), também marcaram presença no evento somando-se com os deputados federais, Evandro Milhomem (PCdoB-AP), Janete Capiberibe (PSB-AP), vereador de Macapá, Washington Picanço (PSB-AP) e mais, Maria Nilza Amaral de Araújo, presidente do Partido dos Trabalhadores no Amapá, Carlos Henrique, técnico da Adap representando o governador Camilo Capiberibe, Yasmin Rocha de Sousa, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Amapá, compuseram a mesa de trabalhos, que foi presidida por Luiz Pingarilho.

Antes de passar a palavra aos membros da mesa, Pingarilho expôs aos presentes alguns dos motivos do seminário. Disse que se faz necessário repor a verdade sobre Cuba em contraponto ao que é veiculado na grande mídia nacional e internacional, que ele chamou de imperialista, algumas inverdades sobre as experiências do poder popular em Cuba. Pingarilho falou sobre os Cinco Heróis Cubanos. “É a partir desse Comitê de Solidariedade que convocamos todos a denunciar e exigir o fim da imensa injustiça sofrida pelos "Cinco" cubanos que há 14 anos estão injustamente presos nos EUA, por crimes que não cometeram, e que jamais foram sequer provados – sabemos que o processo contra os Cinco é absolutamente político”, comentou.

Todos os integrantes da mesa usaram da palavra com destaques para os oradores João Capiberibe, Randolfe Rodrigues, Evandro Milhomem e Janete Capiberibe.

Randolfe Rodrigues entende que o Comitê pode se converter em uma jornada de luta e clamor pela liberdade dos Cinco Heróis. “Entendo que a ideia deste ato em particular é ‘inundar’, as redes sociais com o ‘repasse’ de informação sobre os cinco cubanos, como ato de repúdio à injusta privação de liberdade, reivindicando sua libertação imediata, fazendo-se cumprir os Direitos Humanos” disse empolgado.

João Capiberibe também disse que defende a intensificação das relações bilaterais entre Cuba e Brasil, ampliando a coordenação política, a cooperação econômica e os intercâmbios científicos, culturais e sociais.

Evandro Milhomem também manifestou sua determinação, em nome de todos seus militantes, de lutar junto com o povo cubano pela libertação dos cinco heróis cubanos presos nos Estados Unidos. “Trata-se, antes de qualquer coisa, de uma causa humanitária, que deve ser abraçada pelos povos do mundo todo como sendo sua”, completou.

A bancada amapaense na câmara e no senado da República se comprometeu em usar a tribuna em Brasília pra divulgar a importância do ato em solidariedade ao povo cubano e a autodeterminação dos povos.

Depois de todos os integrantes da mesa ter usado da palavra iniciou-se, então o processo de criação do Comitê com a escolha dos membros. Raciel Rodriguez fez um apelo aos presentes pedindo a escolha dos nomes de Luiz Pingarilho para presidente e João Alberto Capiberibe para presidente de honra, onde foram aceitos por unanimidade ficando a diretoria com a seguinte constituição: Presidente – Luiz Pingarilho (PCdoB); Presidente de Honra – João Alberto Capiberibe (PSB); 1º vice-presidente – Nilza Amaral (PT); 2º vice-presidente – Renato Amanajás Ataíde (PSOL); Secretário Executivo – Wanderley Gomes da Silva (PCdoB) e Secretário de Finanças – Domingos de Souza Dias (PSB).

*Por Rodolfo Santos da secretaria de Comunicação do Partido Comunista do Amapá.