Mujica recebe esposa de René e apoia libertação dos Cinco Cubanos

O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu, nesta segunda-feira (7), Olga Salanueva, esposa do antiterrorista cubano René González. Durante 40 minutos Olga fez uma síntese do caso dos Cinco Heróis cubanos e explicou as poucas possibilidades legais que restam para conseguir a liberdade dos Cinco.

Ele detalhou a situação de Gerardo Hernández, que permanece condenado a duas prisões perpétuas mais 15 anos e ressaltou que não é permitida à sua mulher visitá-lo, o que constitui uma violação aos direitos humanos.

Olga entregou ao mandatário uruguaio um documento com o informe da Anistia Internacional sobre o caso, assim como o posicionamento da Comissão de Detenções Arbitrárias da ONU, nos quais é sugerido que o presidente dos Estados Unidos conceda um indulto, depois de numerosas irregularidades durante o processo legal.

Em nome dos familiares dos Cinco Heróis, Olga pediu a Mujica seu apoio para conseguir a imediata libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, que vêm sendo injustamente castigados e assinalou a intenção do governo dos Estados Unidos de fazer das sanções um castigo e demonstrar o alto preço que tem posicionar-se ante ao Império mais poderoso do mundo.

De sua parte, Mujica manifestou, de forma clara sua solidariedade com a esposa de René e pela causa dos Cinco. Neste sentido, disse que está de acordo que seja utilizado seu nome publicamente para denunciar que estava em desacordo com as irregularidades apresentadas.

O presidente também se interessou pela possibilidade de uma troca entre os três cubanos e o estadunidense Allan Gross, que foi condenado a 15 anos de prisão em Cuba por subversão contra o governo cubano.

Fonte: CubaDebate
Tradução: da Redação do Vermelho