A convite de Dilma, Putin e Hollande virão à Rio+20

A presidente Dilma Rousseff conseguiu nesta quarta-feira (9) a confirmação da presença de dois presidentes de peso na reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20): Vladimir Putin (Rússia) e François Hollande (França) – o francês ainda é presidente-eleito, mas já terá o comando do Palácio do Eliseu até a data da cúpula.

O evento corre o risco de não ter resultados significativos por causa do esvaziamento. O presidente norte-americano Barack Obama praticamente descartou a vinda para a cúpula. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o premiê britânico, David Cameron, também já disseram que não virão.

Terça-feira, deputados do Parlamento Europeu também disseram que não participarão da cúpula por causa dos preços da hospedagem no Rio de Janeiro.

Dilma conversou com Putin e Hollande por telefone e as conversas duraram cerca de 15 minutos, cada uma. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, a presidente manteve a conversa protocolar focada na pauta ambiental e evitou outros assuntos.

Eles se prontificaram também, en passant, a se articular antes da reunião das 20 maiores economias do mundo, o G20, que acontece em Los Cabos (México) em junho.

Com agências