Gilberto Carvalho critica padrão de consumo das elites

Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, criticou nesta quinta-feira (10), o padrão de consumo das elites e afirmou que tal comportamento não contribui para o desenvolvimento sustentável.

A declaração foi dada durante a abertura do seminário "Diálogos Sociais: Rumo à Rio+20", no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

"O mundo se acabaria rapidamente se fosse universalizado o padrão de consumo das elites. E, cá entre nós, muitas vezes o nosso padrão", afirmou Carvalho. Em seu discurso, o ministro acrescentou que a população que vive na miséria também não consegue manter uma relação adequada com o meio ambiente, porque "não tem condições mínimas de vida".

Ele defendeu um caminho intermediário, que renuncie ao consumo exagerado e promova qualidade de vida nas comunidades miseráveis. Segundo o ministro, os governos precisam trabalhar para que todos "possam alcançar um padrão de vida com mínimo de qualidade, de uma relação sadia com a sociedade e com a natureza".

Disse ainda que o Brasil está comprometido com o desenvolvimento sustentável, baseado no crescimento econômico e na inclusão social. "Temos plena convicção que não há como pensar em sustentabilidade sem que haja crescimento e sem que tiremos da miséria milhões de seres humanos", afirmou.

Com Folha Online