Embratur quer mais recursos para divulgar país no exterior

O turismo brasileiro precisa investir em publicidade, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele informou que, para divulgar o Brasil em 15 países, a empresa dispõe de apenas R$ 26 milhões. "Há estados que dispõem de mais verbas do que nós", lamentou. Dino participou, nesta quarta-feira (9), de audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara sobre os planos da Embratur para 2012.

Segundo Flávio Dino, uma nova campanha sobre o Brasil será lançada em Londres, durante os Jogos Olímpicos deste ano, e a intenção é ampliar a veiculação para 17 países. "Precisamos do apoio da comissão para ampliar os recursos", ressaltou.

E fez um apelo aos deputados para que preparem o terreno para 2013, incrementando o orçamento da promoção do turismo brasileiro. Para isso, ele lembrou a importância do setor, destacando que, em 2011, o turismo rendeu ao País R$ 6,8 bilhões.

Em sua exposição, o dirigente da Embratur falou sobre os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Ele explicou que a instituição não é responsável por obras, mas apenas promoção dos destinos, com ganho de imagem para o Brasil.

Ele admitiu que a escolha de 12 cidades-sede para os jogos complica a logística, mas destacou que não existe decisão ideal e concentrar os jogos no eixo Rio-São Paulo não garantiria o envolvimento de toda nação e os frutos dos investimentos em todo o país.

Ele disse, ao enumerar as metas, que “somos conservadores nas metas para não gerar descredibilização, mas trabalhamos ousadamente para superá-las”.

De Brasília
Márcia Xavier