Dilma deve indicar até sexta-feira membros de Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff deverá indicar entre hoje e amanhã os nomes dos sete integrantes da Comissão da Verdade.

Segundo interlocutores da presidente, Dilma trabalha para que os nomes estejam publicados no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (11).

A decisão de concluir a lista de integrantes foi tomada nesta quarta (9) pela presidente, mas segundo interlocutores Dilma quer manter os nomes "a sete chaves" até o momento do anúncio.

Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade vai investigar e narrar violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988. O projeto que cria a Comissão prevê que o grupo funcionará por dois anos e terá sete membros escolhidos pela presidente. Ao final, o grupo vai elaborar um relatório em que detalhará as circunstâncias das violações investigadas.

"A verdade em si tem um componente ético que por si se justifica. Mas não bastasse isso, a verdade histórica tem um componente pedagógico que é absolutamente insubstituível. Com a verdade, nós sabemos onde e quando erramos, onde e quando acertamos. Com a verdade nos sabemos o que deve ser feito par que os maus exemplos não se repitam mais", disse o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) à época da aprovação da lei no Congresso.

A lei foi sancionada em 18 novembro pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Folha.com