Niemeyer afirma que quer deixar hospital e retomar trabalho

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos e que completou sete dias internado com sintomas de pneumonia e desidratação, afirmou em mensagem que quer deixar o hospital o mais rápido possível para continuar com seus projetos profissionais.


Niemeyer junto com estudantes da UNE com o projeto da nova sede da entidade, no Rio / foto: divulgação ONU

"Estou bem, mas quero sair logo desse hospital para cuidar dos meus projetos. Um deles é para a nova casa da churrascaria Porcão no Rio e o outro é o lançamento da nova edição da minha revista, a 'Nosso Caminho'", assinalou o arquiteto em uma breve mensagem enviada por seu neto, Kadu Niemeyer, à imprensa.

"Hoje o tratamento com antibiótico foi suspenso", informa o último boletim médico do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. "O quadro de saúde do paciente continua estável."

O arquiteto foi internado na semana passada com um quadro de pneumonia e desidratação. Desde então, ele vinha sendo tratado com antibióticos e soro.

Segundo os médicos, Niemeyer está internado na unidade intermediária do hospital e se encontra lúcido. Ele respira sem a ajuda de aparelhos.

Na terça-feira, o boletim médico indicou uma "pequena melhora na desidratação". No entanto, ainda não há previsão de alta, de acordo com os médicos. Um novo boletim será divulgado na sexta-feira.

Uma fortaleza

Em abril de 2010, Niemeyer esteve 12 dias hospitalizado no mesmo centro médico devido a uma infecção urinária. O renomado arquiteto esteve internado durante três semanas entre setembro e outubro de 2009, quando foi tratado de um tumor no cólon e tirou a vesícula.

Em junho de 2009, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma por uma lombalgia e recebeu alta após uma série de exames e, em 2006, chegou a permanecer 11 dias hospitalizado devido a uma queda que sofreu.

Com agências