Política dos EUA contra Cuba permanece intacta, diz diplomata

Quase quatro anos depois de o presidente estadunidense Barack Obama assumir o poder, as expectativas de uma mudança de atitude de seu governo com respeito a Cuba estão bem longe de serem cumpridas, declarou uma diplomata de alto escalão.

Ainda que Obama tenha adotado algumas medidas de caráter positivo para a relação entre ambos os países, os aspectos fundamentais que caracterizam a política para a ilha não foram modificados, afirmou a diretora da América do Norte da Chancelaria cubana, Josefina Vidal.

Em uma entrevista concedida à rede de televisão CNN em espanhol, a funcionária pública enfatizou que as sanções econômicas como o bloqueio, cujas perdas ao país são estimadas em 975 bilhões de dólares, seguem intactas.

"Também não foram revisados os chamados programas para promover mudanças em Cuba, que são programas ilegais em nosso país, porque tratam de buscar uma mudança que compete ao nosso povo adotar ou decidir", comentou.

Vidal expressou também que continuam as transmissões de rádio e televisão projetadas contra a ilha; e a permanência do país nas listas negras do Departamento de Estado [dos EUA] que tratam de deslegitimar a nação caribenha. E reiterou a disposição cubana de sustentar um diálogo político que abarque todos os problemas para identificar áreas de interesse comum e impulsionar a cooperação bilateral.

Com Prensa Latina