Otan discute com Hollande retirada francesa do Afeganistão

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, disse nesta sexta (11) que vai discutir com o presidente francês eleito, François Hollande, a respeito da retirada antecipada das tropas francesas do Afeganistão.

Durante uma conferência de imprensa na capital belga, o chefe da coalizão belicista revelou que abordou o tema com Hollande durante uma chamada telefônica feita para felicitá-lo por sua vitória nas urnas.

Rasmussen disse que ambos concordaram em prosseguir o diálogo na próxima semana, após a posse de Hollande, que está prevista para terça-feira.

Durante a campanha eleitoral, François Hollande assegurou que irá retirar o contingente da nação centro-asiática ocupada antes do fim de 2012.

O tema esteve presente no debate televisivo entre Hollande e o presidente em fim de mandato, Nicolás Sarkozy, no último dia 2 maio e ali o então candidato pelo Partido Socialista assegurou que a França já tinha cumprido suas tarefas no Afeganistão.

Sarkozy tambem prometeu adiantar o fim da impopular participação do exército na colalizão invasora, ainda que seu projeto previa 2013 como prazo.

A retirada foi rejeitada pela Alemanha e pelos Estados Unidos, que exigem que todos os membros da força de ocupação no Afeganistão mantenham suas posições até 2014, conforme acordado na cúpula anterior da Aliança Atlântica em Lisboa.

Segundo Rasmussen, este será um dos pontos mais importantes na agenda da próxima reunião da Otan, entre os dias 20 e 21 de maio, na cidade estadunidense de Chicago.

Por sua vez, o presidente afegão, Hamid Karzai, informou que, em uma conferência telefônica com Hollande, expressou seu respeito a qualquer decisão sobre o assunto. A França tem atualmente 3.400 militares no Afeganistão, um país agredido e ocupado há mais de uma década pelas tropas dos Estados Unidos e da Otan.

Fonte: Prensa Latina