Europa: pesquisas confirmam tendência de avanço da esquerda

Na França as pesquisas eleitorais parlamentares consolidam a vitória do presidente François Hollande (Partido Socialista) – que assume o cargo no Palácio dos Champs Elisée 3ª feira próxima – e apontam boa margem de vitória para a esquerda no pleito do meio do ano no país (1º turno dia 10 de junho, 2º turno uma semana depois, dia 17).

Consolidam, assim, a tendência europeia neste momento, de votar à esquerda, antecipada pela vitória de Hollande, e pelas eleições parlamentares gregas e regionais da Itália domingo passado.

No caso da França esta possível vitória parlamentar da esquerda abre espaço para que François Hollande se apresente nas negociações com a chanceler da Alemanhã, Ângela Mekel, com um mandato claro do povo francês contra a atual direção e rumo da Europa, e por mudanças na politica do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia (CE).

Hollande e Merkel reúnem-se nos próximos dias e depois participam de duas cúpulas europeias, dias 23 de maio e 28 de junho, em Bruxelas. O presidente francês não aceita cumprir o pacto de austeridade fiscal europeu sem um adendo relativo ao crescimento econômico. A mandatária alemã resiste à mudança.

As duas primeiras pesquisas sobre as eleições parlamentares francesas deste meio de ano mostram que a esquerda francesa de Hollande conquistará maioria no Parlamento nas eleições de junho, ganhando daUnião por um Movimento Popular (UMP),

Fonte: Correio do Brasil