Câmara de Goiânia presta homenagem aos trabalhadores

A Câmara Municipal de Goiânia realizou na noite do dia 07 de maio, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador. Ao todo, foram homenageadas 64 pessoas pelos relevantes serviços prestados em defesa dos trabalhadores.

Proposta pelo vereador Fábio Tokarski, a atividade contou com a participação de diversas lideranças e representantes de sindicatos, associações, federações, centrais sindicais, conselhos e outras entidades. 

A Sessão foi presidida pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), e compuseram a mesa a deputada estadual Isaura Lemos (representando a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás), a presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ailma Maria de Oliveira, o Secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Reginaldo Melo, o músico Moacir Brito Nascimento (Moka), representando a União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Superintendente Regional do Trabalho, Heberson Alcântara, a diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Bia de Lima, o presidente da Nova Central Sindical, Mauro Zica Jr. e o presidente da Força Sindical de Goiás, Rodrigo Alves Carvelo.

O presidente do PCdoB Goiás, vereador de Goiânia Fábio Tokarski fez o pronunciamento inicial ressaltando a necessidade de união do povo brasileiro, e em particular das entidades representativas, em torno das causas que desenvolvam o Brasil. Citou também diversos avanços na área econômica promovidos pelos governos Lula e Dilma, mas afirmou que é preciso ter mais ousadia para conquistar mais vitórias. Fábio defendeu ainda melhores condições para os trabalhadores na cidade, alertando para as péssimas condições no trânsito da cidade e do reflexo desse problema na qualidade de vida do povo Goianiense.

O presidente comunista disse ainda que as investigações da Operação Monte Carlo revelam a existência de “um estado privado dentro do estado público”, e finalizou sua fala chamando os trabalhadores a participarem do processo político. “Os empresários não elegem mais representantes. Eles mesmos estão ocupando os espaços de poder. É hora dos trabalhadores terem maior representação do parlamento, para que tenhamos condições de garantir mais direitos para o povo”.

Em seguida Heberson Alcântara usou da tribuna e chamou a atenção para a importância dos líderes sindicais para os avanços conquistados nos últimos anos no país. “O Brasil só conquistou esses avanços em razão das lutas dos trabalhadores”, disse. O superintendente parabenizou ainda a Câmara Municipal pela homenagem prestada.

A deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) afirmou que muitas vitórias foram conquistadas nos últimos anos, e que esse novo período no Brasil dá a possibilidade de avançar ainda mais. Isaura elogiou ainda a política de queda dos juros do governo federal e defendeu a manutenção do imposto sindical como forma de garantir a estruturação das entidades sindicais. “O fim do imposto sindical representa o fim da autonomia dos sindicatos”, encerrou.

Homenageados

Entregues as homenagens, o professor de Ciências Políticas e Teoria Política da PUC-GO, Silvio Costa, falou em nome dos homenageados. Em seu pronunciamento, Silvio comemorou a realização da Sessão, identificando no evento uma aproximação entre o poder legislativo e o movimento sindical. Fez duras críticas às “políticas de austeridade” implementadas pelos países europeus como forma de sanar os problemas causados pela crise internacional.

Silvio disse ainda que os recentes escândalos que surgiram em virtude da Operação Monte Carlo são “uma prova de que as elites não têm compromisso com o povo”. Afirmou ainda ser necessária uma mobilização de vários setores sociais para garantir as mudanças necessárias. “É preciso somar forças para fazer as reformas mínimas necessárias para o país desenvolver-se.”, disse.

Vinícius Cirqueira, presidente do Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente de Goiania e um dos agraciados da noite, frisou a importância de se homenagear “aqueles que realmente geram a riqueza do país”. Disse ainda que a homenagem reconhece a função e o trabalho do conselho tutelar, que possuem pouco reconhecimento. Por fim elogiou a iniciativa do vereador Fábio Tokarski e a Sessão Especial. “Foi muito bonita (a sessão). Ela conseguiu contemplar vários setores e reconheceu a luta de muitas lideranças dos trabalhadores”, encerrou.

Autor: Artur Dias