Pesquisa aponta cenário político eleitoral de Goiânia

Com a saída de Demóstenes Torres (ex-Dem) do cenário de disputa, quem lidera a primeira pesquisa Serpes/O Popular sobre as eleições em Goiânia é o prefeito Paulo Garcia com 23,5% das intenções de voto. Em segundo lugar na pesquisa estimulada está a deputada estadual Isaura Lemes (PCdoB), com 8,1%.

Em terceiro está o deputado federal Sandes Júnior (PP), com 6,5%. O vereador Elias Vaz (PSol) é o quarto colocado com 4,5%. O deputado Leonardo Vilela (PSDB) – candidato do Governador Marconi Perillo – tem 4% das intenções de voto. O deputado federal Jovair Arantes (PTB) tem 3,3% das preferências dos eleitores goianienses e Francisco Júnior (PSD) 2%. 

As denúncias relacionadas à Operação Monte Carlo provocaram forte impacto no cenário eleitoral deste ano em Goiânia, revelou a pesquisa. 63,5% dos eleitores admitem interferência da Operação Monte Carlo em sua decisão de voto. Os índices de rejeição aos pré-candidatos subiram consideravelmente, atingindo 25,2% do eleitorado goianiense. O porcentual de eleitores indecisos também é alto: 22,2%. Na pesquisa anterior, o número de entrevistados que não sabia em quem votar era de 16,4%.

Rejeição

Um governador nunca foi tão rejeitado no histórico político da capital. A pesquisa Serpes revelou que 48,9% da população goianiense avalia a administração de Marconi Perillo (PSDB) como ruim ou péssima. 

Citado em gravações telefônicas da Operação Monte Carlo, Sandes Júnior tem o maior índice de rejeição entre os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, de 40,6%. O porcentual é mais que o dobro do registrado pelo pepista no levantamento de outubro, que apontava rejeição de 16,2%.
Também citado em gravações, Elias Vaz é o segundo mais rejeitado, com 28,9%. Na pesquisa anterior, ele não aparecia porque ainda não era pré-candidato. O terceiro colocado em rejeição é Jovair Arantes, que também aparece em gravação com Cachoeira. Ele apresenta 24,5% de rejeição, também mais que o dobro do porcentual apresentado na pesquisa anterior (11,6%).

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº GO-00026/2.012 em 24 de abril, foi realizada entre os dias 1º e 4 de maio com 603 eleitores tem nível de confiança de 95% e máxima margem de erro de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos.

 

Da redação local, Eliz Brandão para o Vermelho

Fonte: Jornal O Popular